A prática pedagógica do Colégio Companhia do Saber tem como ponto de partida ser dinâmica e progressista, mas sem fixar-se previamente em uma metodologia de ensino, no entanto adotamos algumas diretrizes fundamentais que implica o papel do aluno e do professor:

O papel do aluno é participar de um esforço coletivo para elaborar um projeto e construir competências. Ele tem direito a ensaios e erros e é convidado a expor suas dúvidas, a explicitar seus  raciocínios, a tomar consciência de suas maneiras de aprender e de comunicar-se.

O papel do professor é incentivar e orientar o tateamento experimental, valorizar a cooperação entre os alunos em tarefas complexas, aceitar o erro como fonte essencial de regulação e de progresso, analisado e entendido, estar disponível para atender a todos os alunos e proporcionar um clima psicológico adequado.

Tudo isso é favorecido pelo número reduzido de alunos por classe (até 20 alunos), proporcionando um entrosamento que vem facilitar o processo de aprendizagem.