Endereço:

R. Silva Jardim, 80 - Centro
São Bernardo do Campo

Proposta pedagógica

A prática pedagógica do Colégio Companhia do Saber tem como ponto de partida ser dinâmica e progressista, mas sem fixar-se previamente em uma metodologia de ensino, no entanto adotamos algumas diretrizes fundamentais que implica o papel do aluno e do professor:

O papel do aluno é participar de um esforço coletivo para elaborar um projeto e construir competências. Ele tem direito a ensaios e erros e é convidado a expor suas dúvidas, a explicitar seus raciocínios, a tomar consciência de suas maneiras de aprender e de comunicar-se.

O papel do professor é incentivar e orientar o tratamento experimental, valorizar a cooperação entre os alunos em tarefas complexas, aceitar o erro como fonte essencial de regulação e de progresso, analisado e entendido, estar disponível para atender a todos os alunos e proporcionar um clima psicológico adequado.

Tudo isso é favorecido pelo número reduzido de alunos por classe (até 20 alunos), proporcionando um entrosamento que vem facilitar o processo de aprendizagem.

Projetos

Um projeto é, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real, conforme começa a ganhar corpo a partir da realização de ações e, consequentemente, as articulações destas.Com isso podemos imaginar o projeto antecedido de sonhos, vontades, necessidades, etc., fatores estes que servirão como impulsionadores para o ato de projetar. São verdadeiras fontes de investigação e criação que passam sem dúvida por processos de pesquisas, aprofundamento e análise, tal amplitude neste processo faz com que os alunos busquem cada vez mais informações, materiais, etc., fontes estas de constantes estímulos no desenrolar do desenvolvimento das diferentes competências.

Temas de projetos desenvolvidos por professores e alunos durante o ano:

• Faz-De-Conta;
  • Animais;
  • Quem sou eu?
  • Bichos de jardim.

Ensino Fundamental I

• Projeto de Leitura;
  • Química no dia-a-dia;
  • Desvendando o Folclore;
  • Educação Tecnológica.

Ensino Fundamental II

• A carta de Pero Vaz de Caminha;
  • Albert Einstein;
  • Investigando jogos ;
  • Investigando embalagens;
  • Olimpíada de Literatura

Projeto “Companhia Solidária” – Nosso objetivo maior é o exercício da solidariedade. Exercitar amor ao próximo, gerando ações que contribuam para a criação de uma sociedade mais justa, harmoniosa e pacífica.

Com essa atividade visamos mostrar aos alunos que a condição primeira para a felicidade do ser humano é diminuir o ego e respeitar os limites e que, mesmo o que se consiga com o esforço de centenas seja insignificante, o que for importante para alguém, será feito com dedicação.

Infraestrutura

O Colégio Companhia do Saber dispõe de amplas e arejadas salas de aula, laboratório de ciências físicas e biológicas, auditório, playground, quadra poliesportiva coberta e salas com multimídia.